Sobre...


Homenageamos um mestre que inspira nossas pesquisas e estudos, que alimenta nossas lutas: Paulo Freire.

Em sua obra Pedagogia da Autonomia (1996), Paulo Freire  nos ensina que “Faz parte da natureza da prática docente a indagação, a busca a pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente, o professor se perceba e se assuma, porque professor, como pesquisador”. (p.32).

No encontro com as ideias deste mestre, buscamos cotidianamente a coerência entre esta crença e nossas práticas. O GEPEC trabalha com a indissociabilidade entre pensar e fazer, pesquisar e atuar na docência. Nada de separar “funções e tarefas” entre ‘quem pensa’ e ‘quem faz’ a escola.

Pensamos/sentimos/agimos na constituição de escolas e profissionais que assumam a autoria de suas práticas, tecidas coletivamente na prática e no pensar sobre a prática.

O trabalho árduo, porque dialógico, de conhecermos o outro estudando o mundo e a nós mesmos há que se constituir em encontros amorosos, cheios de dignidade e fé na humanidade!

Lições do Mestre, que buscamos concretizar também nos Seminários que realizamos.

Outras tantas marcas Paulo Freire deixou em nossas vidas.

Marcas que ao serem (com)partilhadas revelam suas especificidades e suas semelhanças com as demais vivências dos profissionais que encontram na escola uma possibilidade de refletir, pesquisar e fazer a docência.

Convidamos você a partilhar conosco as marcas e marcos deste mestre em sua vivência educativa! O que você tem a nos contar? Registre essas marcas em nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dialogue conosco!